Mestre Irani



Nascido em 7 de maio de 1963 no município de Cruzeta (Seridó do RN), Irani Martins Dantas ainda criança mudou-se para Natal. Aos 16 anos de idade em uma gincana cultural teve seu primeiro contato com a capoeira e em seguida começou a treinar com Givaldo, professor de capoeira que ensinava no Soledade, mesmo bairro em que residia. Em 1982, Givaldo sabendo do grande potencial de seu aluno, o levou para treinar com o então Contramestre Índio, recém chegado de São Paulo onde foi formado por Mestre Limão.




Irani formou-se professor em 1985 e após ter treinado 5 anos com o Contramestre Índio, decidiu seguir o seu próprio caminho. Nessa época, já era um dos mais conhecidos capoeiristas da cidade, tornando-se uma referência para muitos que viriam em seguida. Em 1988, após uma conversa com o Mestre Suassuna, passou a integrar o Grupo Cordão de Ouro, mas só no dia 12 de outubro de 1989 é que o fato foi oficializado. Com a fundação do Grupo Cordão de Ouro de Natal, o então Contramestre Irani passou a comandar todo o trabalho do grupo na cidade.





Em 1997, recebeu a graduação de mestre de 1º grau (apesar de mesmo antes dessa data já ser considerado mestre). Em 2009, o Mestre Irani recebe o cordão branco (ultimo estágio de graduação), entregue pelos Mestres Suassuna e Brasilia, fundadores do Grupo Cordão de Ouro. 






Nos últimos 15 anos, o Mestre Irani viajou pelo Brasil e por boa parte do mundo realizando workshops e divulgando a capoeira em países como Inglaterra, França, Dinamarca, Espanha entre outros, dessa maneira também tem atraído para Natal capoeiristas de diversas partes do mundo que vêm participar de suas famosas rodas e aulas. Hoje, com mais de 20 anos de existência, o Grupo Cordão de Ouro sob a coordenação do Mestre Irani encontra-se presente em mais de 40 municípios do RN.




O grupo também se expandiu para os estados da Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Rio de Janeiro, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, onde o Mestre Irani possui professores sob sua coordenação. Além disso, o grupo exporta professores de capoeira para o exterior.